terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Vandalismo. Qual o Futuro do Românico de Sanfins?


Durante os últimos três anos o Mosteiro Românico de Sanfins tem vindo a ser alvo de vários e profundos atentados de vandalismo.  Situação que alias tem sido uma constante ao longo das últimas três décadas.

Embora este património é publico, e todos a ele tem acesso, seria bom lembrar  que o seu isolamento o torna alvo fácil de  pilhagens.
A sua protecção está a cargo de populares da Freguesia de  Sanfins, cuja vigilância não é infalível. A solução encontrada por os populares para travar o caminho a pessoas com más intenções e equipadas com ferramenta pesada mecanizada, foi colocar uma barreira física no caminho.

Esta barreira é removida por ocasião das festividades, celebradas anualmente em honra do Padroeiro da Freguesia no dia 1 de Agosto e outras festividades que por ventura ocasionalmente lá sejam celebradas.

O mosteiro está inserido em uma quinta que é propriedade da  Câmara Municipal de Valença.
Entendem os membros da CDU - Sanfins que a solução quer para o Mosteiro, quer para a quinta passa por a sua humanização.

Transformar esta propriedade com uma quinta modelo do  Alto-Minho, agro turismo, com uma faceta de Ciências Empresariais virada para o mundo Agrícola.






2 comentários: